Porque cachorro não pode comer chocolate? Saiba o que fazer se acontecer
Porque cachorro não pode comer chocolate? Saiba o que fazer se acontecer

Quem tem um pet em casa sabe que resistir aquela carinha de pidão é difícil, mas a atenção a alguns alimentos é muito importante. Um dos principais perigos para os cães é o doce. Mas porque cachorro não pode comer chocolate? A resposta está na composição desse doce, que contém substâncias tóxicas para os pets e pode causar sérios problemas de saúde.

O perigo do chocolate para os cães

O chocolate contém teobromina e cafeína. No organismo dos cães, essas substâncias são metabolizadas de forma muito lenta, acumulando-se e provocando intoxicação. 

Os sintomas variam conforme a quantidade ingerida e o porte do animal, mas podem incluir vômitos, diarréia, aumento da frequência cardíaca, tremores, convulsões e até mesmo risco de morte em casos graves.

Doses pequenas de chocolate já podem causar desconfortos significativos, e chocolates mais escuros são ainda mais perigosos devido à maior concentração de teobromina. Por isso, nunca ofereça chocolate ao seu cachorro e tenha cuidado para evitar que ele tenha acesso ao alimento acidentalmente.

O que fazer se o cachorro comer chocolate?

Se o seu pet ingerir chocolate, aja rápido. Primeiramente, tente identificar a quantidade e o tipo de chocolate consumido. Se foi uma pequena porção, observe o comportamento do. Caso ele apresente sintomas como agitação, tremores ou vômitos, procure um veterinário imediatamente.

Nunca tente medicar o cachorro por conta própria, pois alguns remédios humanos podem ser tóxicos para ele.

Coisas para não oferecer aos cães

Existem outros alimentos que consumimos no nosso dia a dia que não podem estar ao alcance dos pets:

  • Batata: a batata crua não deve ser oferecida por causa da solanina (presente principalmente na casca) que pode provocar vômitos e diarreia. A toxicidade, no entanto, não ocorre quando o alimento é cozido.
  • Café: possui teobromina que é uma substância tóxica. Pode causar diarreia, vômito, falta de ar, arritmia cardíaca, tremores, convulsões e até a morte.
  • Uvas: sua semente contém substâncias que podem causar falência renal.
  • Cebola: o problema desse alimento é que prejudica o transporte de oxigênio para os tecidos do organismo. Entre os sinais estão dificuldade respiratória, apatia e até a morte.

Como manter a saúde do pet com uma alimentação equilibrada

Para evitar situações de risco como essa, é fundamental oferecer uma alimentação balanceada ao seu pet. A suplementação com vitaminas e minerais é essencial para reforçar a imunidade, fortalecer ossos e articulações e manter a energia do animal em dia.

cachorro golden ao lado do seu petisco vitamínico

Conheça Attack Pet Plus e saiba como reforçar a saúde e a imunidade do seu pet.

Compartilhe esse post